quarta-feira, 11 de março de 2009

A APOSTA - NTM1987 parte I


Crédito da imagem: Ian Powell - Airliners.net


Estava eu a cumprir o sétimo ano de escolaridade, decorria o ano de 1987. Ao saber que se iria realizar o Tiger Meet no Montijo, com direito a festival aéreo, comecei como é óbvio o massacre aos ouvidos do meu pai, no sentido de o “sensibilizar” para a causa. Pelo meio no entanto, decorriam também negociações para a aquisição de um muito desejado ZX Spectrum, pelo que a coisa não estava fácil.

Assim, e após longo processo negocial, acabámos por chegar a um acordo em jeito de aposta, onde se estabelecia que por cada disciplina com nota 5 o meu pai me dava 5 contos e por cada 4 eu lhe dava 40 contos.

Aparentemente o acordo era desvantajoso para mim, mas era melhor que nada: 10 disciplinas a 5 contos cada, perfazia o apetecível pecúlio de 50 contos. Dava para comprar o ZX Spectrum e com os trocos ainda dava para ir ao Montijo ver o Tiger Meet.

A aposta foi feita meio a brincar meio a sério, mas como quem me conhece sabe, não sou indivíduo para levar o que quer que seja de ânimo leve, pelo que os objectivos estavam traçados: tudo 5 no final do ano ou nada, porque um único 4 deitava por terra todos os planos ao reduzir a verba final logo para 5 contos, com os quais não conseguia nada. Bom, provavelmente seriam derretidos em kits, mas não era a mesma coisa.

E meu dito meu feito, em Junho chegaria a pauta com as notas, onde se podia ver uma colecção irrepreensível de 5s, da primeira à última disciplina (até a Religião e Moral) e os objectivos foram cumpridos a 100%.

Nunca se deve subestimar o efeito da cenoura à frente do burro.

Vá, e as disciplinas do sétimo ano até eram fáceis.




4 Comentários:

Anónimo disse...

Mais um post neste blog que me reactivou experiências muito intensas!
Eu estive nesse fantástico Tiger Meet de 87 na BA6. Por vezes dou por mim a procurar online por fotografias desse inesquecível evento! não tenho tido grande sucesso, apesar de algumas pics dos F-111.
Aproveito a oportunidade para lhe perguntar e aos restantes pilotos do "passáro" se possuem algum desse material que possa ser partilhado :)
cumprimentos,

Paulo Mata disse...

Caro Pedro, a resposta da minha parte à sua pergunta será dada na parte II deste episódio. Obrigado pela participaçao e fico satisfeito de ir ao encontro de experiências comuns com outros aficionados da aviaçao.

António Luís disse...

Se bem te recordas, essa ida ao NTM87 foi uma odisseia com alguns contornos Kafkianos.
Foi uma jornada em que uma espécie de "delírio sem roupa de hábito" nos fez tomar algumas decisões completamente desajustadas e que, ainda hoje, como concordarás, dariam aso a um par de estalos bem dados em nós próprios...

Anónimo disse...

Obrigado pela rápida resposta. Cá estarei ansiosamente à espera da parte II do episódio assim como de todos os posts que forem surgindo, como sempre.
há experiências tão intensas e marcantes que nem os sentimentos de auto-flagelação diminuem com o passar dos anos :o)... a julgar pelas palavras do António Luís e se me permitem brincar um bocadinho.
obrigado mais uma vez
cumprimentos.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>